Fica a Dica

PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS

Este texto ajuda a esclarecer as características e os cuidados que se deve ter ao adquirir ou manusear produtos domissanitários.

DETERGENTES: dissolvem as gorduras, sendo destinado à limpeza de todos os utensílios domésticos. A ação detergente não tem qualquer relação com o perfume. Atenção: "aromas naturais" não significam "produtos naturais". Detergente não é sabonete portanto não o utilize para lavagem das mãos, rosto e corpo. Em caso de alergia e rachaduras na pele, mude de produto.

SABÕES: ao utilizar sabão em pedra, escolha um de superfície lisa e sem cristais. Os ásperos e com cristais contêm muita soda e podem causar problemas à pele. Existem ainda alguns tipos de sabão em pó específico para máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa (branca e/ou colorida), limpeza de pisos etc. Verifique a rotulagem e a indicação de uso.

CERAS E OUTROS: as ceras e os lustra-móveis são produtos inflamáveis; não os utilize em fogões, geladeiras etc.

Ao usar ceras e similares, não misture outros produtos, como inseticidas, água sanitária, desinfetantes ou que contenham perfume: isso poderá aumentar o risco de intoxicação.

INSETICIDAS: destinados ao combate e controle de insetos. Aplique conforme as instruções do rótulo, evitando ao máximo sua inalação. As espirais e os produtos elétricos agem como repelentes: não matam os insetos. Devem ser utilizados em ambientes com boa circulação do ar mesmo durante a noite. Estes produtos podem causar alergias.

Cuidado: mantenha os inseticidas fora do alcance das crianças. Os aerossóis podem ser facilmente confundidos com outros produtos, como desodorantes, laquês etc.

RATICIDAS: destinados ao combate de ratos, camundongos e outros roedores. Devem ser aplicados seguindo rigorosamente as instruções constantes da embalagem. Compre esses produtos para uso imediato; não faça estoque. Compre produtos na sua embalagem original.

Cuidado: São proibidos por lei os produtos a base de anidrido arsênioso, alfanaftiliouréia (ANTU), fósforo branco, estricnina, sais de bário e sulfato de tálio, por apresentarem alto risco à saúde. Leia atentamente o rótulo. Não compre e denuncie.

Cuidado: Todos esses produtos, mesmo em pequena quantidade, são absorvidos pela pele. Evite ao máximo o contato e lave as mãos após o uso.

ARMANEZAMENTO

Os domissanitários são produtos químicos capazes de causar sérios acidentes quando utilizados ou armazenados de forma incorreta. Guarde-os em locais ventilados, em armários altos e fechados à chave. Evite guardá-los em cima ou embaixo do tanque, pois serão de fácil acesso às crianças.

Mantenha os produtos ao abrigo do sol e da luz. Os frascos opacos são sensíveis à luz e perdem a eficácia. Alguns desses produtos são inflamáveis e, por isso devem ficar longe de aparelhos ligados ou que produzam faísca, para evitar incêndios.

DESINFETANTES - GERMICIDAS - BACTERICIDAS

DESINFETANTES: destroem microrganismos em objetos e ambientes. Esses produtos só têm ação germicida ou bactericida quando utilizados puros e pelo tempo indicado no rótulo. Diluídos em água facilitam a remoção de poeira e deixam o ambiente perfumado.

GERMICIDAS: matam vários tipos de microrganismos (bactérias, fungos, esporos e alguns tipos de vírus). Devem ser utilizados principalmente na pré- lavagem de latas de lixo, vasos sanitários, esgotos e outros locais com detritos e sujeira.

BACTERICIDAS: matam vários tipos de bactérias; devem ser utilizados na limpeza diária e habitual de pisos, vasos sanitários, azulejos etc.

Importante: A ação germicida e bactericida só é eficaz com o uso de produto puro por um determinado tempo, e deve estar indicada no rótulo. Para evitar que os microrganismos tornem-se resistentes à ação germicida ou bactericida, recomenda-se a troca periódica desses produtos.

ROTULAGEM

É obrigatório constar no rótulo dos produtos: prazo de validade, nome do responsável técnico, fabricante, registro no Ministério da Saúde, quantidade, modo de usar, composição química detalhada, ingrediente químico ativo, forma de conservação e armazenamento, advertência para não reutilização da embalagem, precauções, classe toxicológica (se houver), conduta em caso de acidentes.

Leia sempre atentamente as instruções de uso.

Atenção: As informações da rotulagem devem ser claras, precisas e quando o produto oferecer riscos à saúde, mesmo que potenciais, essa informação deve vir em destaque. Leia sempre atentamente as instruções do rótulo.

CUIDADOS GERAIS

Nenhum domissanitário deve ser misturado para uso com outro produto. Se um domissanitário for ingerido, não provoque vômito. Em caso de acidente, não dê ouvido a curiosos; evite dar leite ou água e leve a vítima imediatamente até o pronto-socorro mais próximo, sempre de posse da embalagem do produto.

O médico ou os Centros de Intoxicação podem informar corretamente sobre o atendimento de emergência.

Tenha cuidado com os importados sem tradução do rótulo para o português. Não adquira produtos nacionais ou importados sem registro do Ministério da Saúde. Não compre produtos de ambulantes, carro-pipa e a granel.

IMPORTANTE: Os produtos contra pulgões, lesmas, formigas e herbicidas (para plantas) são muito tóxicos e devem receber os mesmos cuidados na aplicação e armazenamento.

LEMBRE-SE: A conduta de emergência, ou seja, prestar um primeiro socorro à vítima, não é suficiente. É necessária a avaliação médica com urgência e imediatamente após a ocorrência do fato.

ATENÇÃO: NÃO POUPE SEGURANÇA Todo domissanitário deve ser fabricado de acordo com as normas técnicas que possam garantir sua qualidade e eficiência. Para sua segurança, evite os de origem duvidosa, sem identificação do fabricante, sem registro ou acondicionados em embalagens não apropriadas. Esse tipo de produto não contém as informações obrigatórias de rotulagem podendo causar sérios danos à saúde.

EMBALAGEM A embalagem deve assegurar as características do produto. Dê preferência às embalagens resistentes e de fácil manuseio e que possam ser fechadas após o uso, pois conservam melhor o produto.

Mantenha sempre o produto na sua embalagem original. Não reutilize as embalagens de domissanitários.

LEMBRE-SE: Embalagem vazia não é brinquedo e pode ser fatal.

COMO CONSERVAR CARPETES DE MADEIRA E PISOS LAMINADOS

Estes são os pisos mais usados atualmente nas residências e escritórios, pois são bonitos, resistentes, não causam alergia, são fáceis de limpar e têm uma instalação fácil e rápida.

1. Para retirar a sujeira do dia a dia, passe apenas um pano úmido. Não utilize produtos de limpeza fortes ou abrasivos.

2. Para limpar gordura, passe primeiro um papel absorvente e um pano seco em seguida.

3. Para os pisos laminados quando houver uma sujeira muito difícil de sair, passe um pano embebido em álcool puro e em seguida um pano seco. Não passe álcool no carpete de madeira.

4. Estes tipos de pisos não podem ser molhados. Sempre que houver algum derramamento de líquidos, seque rapidamente usando um pano. Para dar maior vida útil ao seu piso laminado ou carpete de madeira, não instale em áreas onde pode haver o contato com a água como:

- Varandas
- Cozinhas
- Áreas de serviços
- Banheiros

5. Ao efetuar limpeza em locais próximos da área onde o piso laminado ou carpete de madeira estão instalados, tome os seguintes cuidados:

Não deixe escorrer água ao lavar áreas vizinhas. Faça uma barreira com panos.

Em dias de chuvas feche todas as portas e janelas que dão para áreas com pisos laminados ou carpetes de madeira. Se a chuva for muito forte faça barreiras de panos.

Não deixe vaso de plantas em contato direto com o carpete laminado ou o piso de madeira. Coloque um prato por baixo, verificando sempre se este não apresenta rachaduras ou vazamentos.

6. Proteja os pés dos móveis, principalmente as cadeiras, com feltros, para evitar riscos.

7. Não se esqueça de deixar um capacho ou "tapetinho" na entrada das áreas com piso laminado ou carpete de madeira.

8. Para tirar goma de mascar ou chiclete, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada sai com facilidade passando-se a unha. Em carpetes, utilize gelo sobre a borracha.

9. As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

DICAS 01

Antes de conhecer produtos ou processos de limpeza devemos conhecer e identificar qual a constituição química da sujeira e com qual substância ela é mais facilmente removida.

Assim como existem produtos de limpeza e de tratamento universais, também não existem processos que possam ser executados em todas as superfícies e para todo tipo de sujeira.

Num piso pôr exemplo, podemos ter os seguintes tipos de sujeira, juntas ou separadas.

  • Pó, Argila, Areia.
  • Bebidas (cervejas, refrigerantes, chá, café, sucos de frutas).
  • Lipídios em Geral (gorduras animais, óleos vegetais, margarinas, manteigas, etc).
  • Óleos e Graxas Minerais, Betume, Asfalto, Etc
  • Proteínas (encontramos as proteínas nas sujeiras de alimentação em geral; molhos, frutas, etc).
  • Manchas (as manchas nos pisos são sujeiras e impurezas que divergem da sujeira normal em sua composição e propriedade e, geralmente, são restritas a pequenas áreas do piso.

O princípio da limpeza consiste em soltar a sujeira do piso e coloca-la numa condição transportável. O mesmo princípio serve de base para a remoção das manchas.

A verdadeira dificuldade, é que muitas manchas não podem ser removidas com os removedores usuais, exigindo o auxílio de produtos químicos que não são comuns para limpeza geral para a remoção de manchas, pode-se afirmar, basicamente toda mancha deve ser removida o mais rapidamente possível após a sua formação. Quanto mais tempo a mancha agir sobre o piso, mais difícil será a sua remoção. Uma vez que a sujeira tenha penetrado no material do revestimento, a sua remoção, poderá ser muito difícil ou até impossível.

Em primeiro lugar, deve-se entender claramente que antes de se iniciar a remoção das manchas é necessário certificar-se a respeito dos seguintes pontos.

Espécie de sujeira.
Reconhecimento da espécie das manchas.
Antiguidade da mancha.
Tipo de revestimento do piso.

A REMOÇÃO DE MANCHAS NOS PISOS.
Manchas causadas pôr sujeiras solúveis em solventes, no caso dos detergentes não funcionarem, podem ser removidas com solventes.

Tais manchas podem consistir de:

Óleos e gorduras.
Pixes.
Resinas.

Pelo esfregamento, com um pano umedecido de solvente, estas manchas são soltas e absorvidas pelo pano. Como solventes puros temos o querosene, a gasolina, o varsol.
Como solventes especiais (não derivado do petróleo) temos o PRATIC PLUS REMOVEDOR, PRATIC PLUS MULTI USO E PRATIC PLUS DETERGENTE AMONICAL.
Os revestimentos com superfície porosa, pela sua natureza, são mais difíceis para limpar e também para remover manchas. Nos casos em que a sensibilidade dos revestimentos aos solventes torna impossível o uso de solventes, os limpadores contendo sabão ou detergente frequentemente dão resultados satisfatórios na remoção de óleos, gorduras, margarinas, manteigas e similares. Manchas causadas pôr sujeiras solúveis em água a estas pertencem as manchas de: Sucos. Cerveja. Café. Similares. Corantes solúveis em água (alguns tipos de tinta de caneta). Essas manchas podem ser removidas pelo esfregamento com um mop ou pano umedecido em PRATIC PLUS DETERGENTE NEUTRO, PRATIC PLUS MULTI USO, PRATIC PLUS DESINFETANTE LAVANDA, PRATIC PLUS DETERGENTE AMONICAL, PRATIC PLUS REMOVEDOR.